sexta-feira, 1 de março de 2013

Regras, o dormitório e a chuva

Oi gente :)

Depois de muitos (dois) pedidos, estou aqui tentando escrever outro post legal.

O chá e as regras
Bom, vocês já sabem que eu falhei com o chá e com a ordem de sentar na sala de reuniões, né? Naquele mesmo dia eles me deram uma cópia de um manual de como sentar na sala de reuniões. Infelizmente eu esqueci a folha no escritório e não posso mostrar pra vocês :(

Na sexta, o dia do chá, eu já estava bem contente com a minha incapacidade de servir bem quando uma chefe me chamou para a sala de reuniões. Lá, ela me disse que eu não poderia comer enquanto trabalho, porque eu sou paga por hora (nem sabia) e que comer, até mesmo um chocolate, atrapalha o rendimento (sério?). 
Acontece, meninos e meninas, que eu trabalho das 10h00 às 18h00 e tenho uma hora de almoço. A chefe, muy amiga, disse que eu deveria almçar em 45 minutos caso eu quisesse fazer um lanchinho de 15 minutos à tarde. Além disso, ela ainda me disse que eu deveria, cahem, "olhar o que os outros estagiários fazem e tentar imitá-los".
Conversando mais tarde com um jovem japonês, ele me disse que isso é típico daqui: as regras não são ditas, você tem que ver o que os outros fazem e daí imitar. Isso é chamado de Kuuki yomeru (空気読める), mais ou menos "ler o ambiente/atmofera)

Minhas considerações:
1) Adoraria que eles não tivessem esperado um mês para me falar que eu não deveria comer
2) Na segunda-feira, uma outra estagiária ficou a manhã inteira com uma caixa enorme de biscoitos ao lado dela, comendo que é uma beleza... Eu devia MESMO aprender com eles.
3) De tudo que já rolou até agora, o que mais me incomodou até agora foi essa política de "maria vai com as outras".

Tudo isso é cultural, e não tenho muito o que fazer. Então estou seguindo as regras, mesmo que alguns outros estagiários não sigam.

Mas, se eu tenho que olhar os outros estagiários e imitá-los, então eu também deveria comer, certo? 

Fiquei confusa :/

Meu dormitório
Eu moro no dormitório da empresa, então chego em 10 minutos a pé no trabalho. O que é muito bom, porque aqui a passagem mais barata de trem está em torno de 150 ienes, uns R$3,80. Quanto mais longe a distância, mais caro a passagem. 

Aqui no apartamento moram mais dois caras japoneses e uma coreana. São todo muito legais, exceto pelo faot de que não pagaram a conta da internet direito desde julho e agora estamos sem internet. NO. JAPÃO.

(Este post tem o patrocínio de um bróder que me emprestou o Pocket Wifi dele por umas duas semanas).

Os marotinhos que moram comigo, além de não pagarem a conta, também não ligaram pra NET japonesa pra regulamentar a situação. Sendo assim, eu mesma liguei, mas a NET japonesa, como qualquer outra NET, falou pra eu ligar no dia seguinte pra outro número.

Daí o japonês 1 levou uma semana pra ligar e, quando conseguiu resposta, enviou a seguinte mensagem "Eu tô no portão de embarque pra Tailândia, não vai dar pra eu resolver isso agora."

Detalhe: a conta tá no nome dele. Nós não somos parentes. Não podemos pedir segunda via das contas.

O bonitinho tá fazendo um mochilão pela Ásia durante um mês. 

...

Sentiram o drama?

"MAS ANA, PORQUE VOCÊ NÃO PAGA A CONTA?"

- Porque eu moro de grátis, beibe :/ 

Voltando ao dormitório, que apesar das falhas humanas, é um ótimo lugar. 

Atualmente eu moro praticamente sozinha, porque a moça que mora aqui está na Coreia agora e o outro japonês eu nunca vejo (só vejo a louça, o lixo que ele não tira, a roupa que ele larga na máquina e não estende...)

Vou tentar mostrar como é o apartamento aqui... Não pensem que todo mundo mora nesse tipo de casa, ok? Amanhã tento postar onde que o pessoal geralmente mora.

Começando pela privada pelo vaso sanitário: 

High-Tech! O assento é quentinho, sem problemas com friaca se quiser fazer pipi de madrugada.

 
 Não tenho coragem de usar, mas basicamente é um jato de água que serve como bidê... Eu acho...

 Por favor, reparem em: a) sujeira do azulejo e como não há coragem no mundo pra usar a banheira; b) altura do chuveiro; c) quantidade de embalagens.

Entrada da casa. Sapatinhos gracinhas, mas essa caixa da HITACHI é uma secadora que chegou há um mês e ainda não foi instalada.
 
 
A sala, que não tem nada.

 A cozinha <3 Sem reclamações.

Eu realmente queria ajudar mais com os problemas do dormitório, mas com o meu nível de japonês fica tenso. Se ao menos eles chamassem o tiozinho que instala as coisas, eu ficaria em casa pra receber... Mas nem isso :/ 

A chuva
Quem acordou mais cedo pra lavar a roupa pra aproveitar o dia de sol? 
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEU!!!
 
Quem chegou em casa depois de uma baita chuva e encontrou toda a roupa molhada e caída no chão? 

:D :D :D :D :D :D

 Nããããããããããããããão!!!!!!!

 Zica pouca é bobagem...


MOMENTO PROPAGANDA!!!

Não dá pra atualizar sempre o blog, mas um dos meus trabalhos na empresa é atualizar o OTOKU JAPAN, uma página do Facebook onde a gente (uma estagiária francesa muçulmana e eu) posta sobre o nosso cotidiano aqui no Japão. Se conseguirmos 1000 likes, a gente ganha uma viagem bancada pelo chefe, então vamos curtir a página e ajudar a coleguinha, ok??

 CLIQUE AQUI <3
 

Quer estudar no exterior, mas não sabe por onde começar?