quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O Desafio de Servir o Chá

Aqui no Japão, assim como no Brasil, sempre que tem uma reunião na empresa a gente serve alguma coisa. No Brasil, café. No Japão, chá.

No Brasil não tem muita regra, né? Não derrubando o café no pires e sendo educado, tá tudo certo.

O mesmo não acontece por aqui.

Uma colega de trabalho me chamou para ajudar a servir o chá, mas eu não podia ir até a sala de reuniões porque "tem algumas regras".

Então eu coloquei na cabeça que até o final do estágio eles confiem em mim para que eu possa servir o chá. Conversei com o chefe e disse que queria aprender, pois é muito diferente do Brasil, e ele permitiu que começasse a servir o chá, acompanhada, em algumas reuniões.

Hoje foi meu primeiro dia e já falhei miseravelmente...

Aquele treinamento básico...


Vamos ao passo-a-passo do que eu já aprendi até agora:

- Segurar a bandeja com a mão esquerda embaixo e a direita na alça
- Bater na porta 3 vezes.
- Entrar e dizer "Shitsurei Itashimasu" ("desculpe por interromper")
- Ir até o lado direito do cliente e servir o chá com a mão direita (falar douzo)
- Segurar a bandeja ao lado do corpo
- Sair sem ficar de costas para o cliente (aqui tem que ser muito ninja pra fazer sem parecer uma doida saindo de ré)
- Abrir a porta estando de costas para ela (porque se vc abrir normalmente, vai ficar de costas pro cliente)
- "Shitsurei itashimashita"

FIM!

Não é fácil, sério.

Então hoje, após finalmente atender direito o telefone da recepção, eu resolvi que era a minha hora de servir o chá - acompanhada da minha instrutora, claro.

Lá vou servir o chá e... o cliente não está sentado!!! NÃÃÃÃÃÃÃO!!!!!!!!!!!!!
Fiquei mais perdida que barata tonta. Minha instrutora, ao ver minha cara de desespero, prontamente indicou que o convidado se sentasse no lugar X, mas acho que a minha cara assustou tanto o moço que ele sentou no lugar errado e eu tive que servir o chá lá mesmo.

E na hora de sair eu me curvei do jeito errado também.

Bom, até então eu não sabia (lembrava) que tinha lugar certo. Na verdade, os clientes/convidados devem se sentar no lugar mais ao fundo da sala, longe da porta.

Resultado: quando o presidente da empresa entrou na sala, não deu 5 minutos para ele sair e vir falar comigo que no Japão tem uma ordem certa para se sentar. Ele ainda aproveitou para chamar o cliente e outra gerente, francesa, para a conversa.
Depois o assunto mudou do nada e eu fui gentilmente convidada a me retirar...

...Tudo isso por uma xícara de chá.

Me sinto uma falha humana, sério, que tristeza não saber nem servir o chá!

Lado direito, mão direita...


Meus próximos desafios (pessoais) são:
1) Servir o chá direito;
2) Passar no teste de atender o telefone. (Tem um manual com o que eu devo falar e preciso treiná-lo. Quando me sentir pronta, devo falar com o setor administrativo e pedir para que eles apliquem a prova. SE eu passar, posso atender o telefone)

O negócio é tão sério que tô pensando até em arranjar uns livros, tipo esse.

Wish me luck!


P.S.: Finalmente criei vergonha na cara e estou postando novamente!Depois prometo que faço um post resumindo as últimas aventuras.

4 comentários: